SETEMBRO AMARELO E TINTASUL DISTRIBUIDORA – UM POR TODOS E TODOS POR UM
Durante todo o mês de setembro acontece a campanha mundial de prevenção ao suicídio, o “setembro amarelo”. Neste período o alerta, diálogo e atenções acerca do assunto se elevam e são importantes para que a população entenda e quebre a barreira do preconceito e do tabu.
FALAR SOBRE O ASSUNTO É NECESSÁRIO.
Segundo dados, nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. A Organização Mundial da Saúde indica que a prevenção é fundamental para reverter a situação, garantindo ajuda e atenção adequadas a quem precisa.
Por isso, com o intuito de trazer o tema para nosso cotidiano e reforçar esse assunto tão importante, os colaboradores da Tintasul Distribuidora foram convidados a participar de um bate-papo com o Doutor Alberto Assis Dutra, diretor do Hospital Adauto Botelho em Pinhais.
Dutra abordou o assunto de maneira informal e trouxe para nossa equipe as maneiras como podemos identificar, abordar e entender a enfermidade da depressão dentro e fora do ambiente de trabalho.
O encontro foi transmitido ao vivo para os centros de distribuição de Londrina e Cascavel, envolvendo toda a equipe Tintasul. Os participantes puderam interagir e contar seus relatos pessoais sobre a depressão e como encontraram maneiras de curar-se e ajudar quem precisa. Ao final, contamos com a palavra da Presidente da Associação Beneficente Amigos do Adauto Botelho, Driely Andrade, contando o dia-a-dia no hospital e sobre o trabalho de ajuda e tratamento dos pacientes através da empatia, do carinho e da humanização.
BUSQUE AJUDA
Quem procura atendimento pode entrar em contato com o CVV que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. O contato pode ser realizado por telefone – Disque 188, e-mail e chat – www.cvv.org.br (24h por dia).
Também é possível buscar ajuda nos serviços de saúde: CAPS e Unidades de Saúde de Pinhais. Em casos de emergência acionar SAMU (192), UPA, Pronto Socorro e Hospitais.